Críticas e Implicações Educativas
Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais
influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget
acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua
capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato.
· Piaget
acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o
desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças
qualitativas (em gênero) e não qualitativas (em quantidade).
· Existem
2 aspectos principais nesta teoria:
1. O processo de conhecer e
2. Os estágios pelos quais nós passamos à medida
que adquirimos essa habilidade.
A formação de Piaget como biólogo influenciou ambos
os aspectos desta teoria.
O comportamento é controlado através de
organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para
representar o mundo e para designar as ações.
· Essa
adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço
entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim,
estabelecer um desequilíbrio é a motivação primária para alterar as
estruturas mentais do indivíduo.
· Piaget
descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação:
• assimilação e • acomodação.
Estes 2 processos são utilizados ao longo da vida à
medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma
mais complexa. À medida que os esquemas se vão tornando mais complexos (i.e.,
responsáveis por comportamentos mais complexos) eles são estruturas “terminais”
e à medida que as estruturas de uma pessoa se vão tornando mais complexas, elas
são organizadas também de forma mais hierarquizada. (i.e., do geral para o
específico).
O
que é conhecimento para Piaget?
• Conhecimento
Físico
– Conhecer os
atributos dos objetos
– Concreto e
observável
•
Conhecimento Lógico-matemático
– Construção
mental de relações
•
Conhecimento Social
O
que é pensamento para Piaget?
• De
acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo consiste em adaptações às novas
observações e experiência.
• A
adaptação toma duas formas:
– Assimilação
– Acomodação
Teorias
de Piaget sobre desenvolvimento cognitivo
• Organização e adaptação
–
Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam
padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.
–
Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento
para se adaptar às exigências do meio.
• Assimilação e acomodação
–
Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.
–
Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de
pensar ou agir.
• Processo desenvolvimental
–
Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.
Estágios de desenvolvimento:
• Estágio sensório-motor (do nascimento aos 2/3 anos) - a
criança desenvolve um conjunto de "esquemas de ação" sobre o objeto,
que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa
desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas
sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações
mentais cada vez mais complexas
• Estágio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7
anos) - a criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das
simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
• Estágio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) - a
criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida
a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento
apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda
abstrações.
• Estágio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) -
fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual,
conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista
e sendo capaz de pensar cientificamente.
Críticas
a teoria de Piaget
• Preocupações metodológicas nas pesquisas
–
As tarefas apresentadas por Piaget são muito complexas
–
Requerem aptidões
verbais
–
Natureza
subjetiva das entrevistas clínicas
• Preocupações acerca da natureza do desenvolvimento
–
Mudanças
qualitativas?
–
Universalidade?
–
Influências
culturais?
• Subestimou a importância do conhecimento
• Subestimou as capacidades das crianças
• Subestimou o impacto da CULTURA:
–
As tarefas de Piaget têm uma base cultural
–
Escolaridade e
literacia afeta os níveis de desenvolvimento
–
Pensamento formal
não é universal
Implicações na educação
• 3 Princípios da teoria de Piaget
–
Aprendizagem por
descoberta
–
Prontidão para a
aprendizagem
–
Diferenças
individuais
• Piaget acreditava que as crianças só aprendiam
através da sua ação sobre o ambiente
• Abordagem construtivista
• Facilitar em vez de direcionar a aprendizagem,
• Considerar os conhecimentos da criança e o seu
nível de pensamento
• Avaliação contínua
• Promoção da saúde intelectual dos estudantes
• Tornar a sala de aula num espaço de exploração e
descoberta
Lev Vygotsky desenvolveu a teoria
sociocultural do desenvolvimento cognitivo.
· A
sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialética, ou seja,
que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na
natureza humana.
· Vygotsky
abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação. Em vez de
olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o
processo em si e analisou a participação do sujeito nas atividades sociais.
· Ele
propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as
estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções
mentais.
· Ele
acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da
brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz
mais experiente.
· O
processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas
estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos
ou sinais). Quando os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é
quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais
elevada.
• Ao
contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do
mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como
dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo
da criança.
• Esses
instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos:
linguagem, sistemas matemáticos, signos.
· Um
pressuposto básico de Vygotsky é a de que durante o curso do desenvolvimento,
tudo aparece duas vezes:
•
1º a criança entra em contacto com o ambiente social, o que ocorre ao nível
interpessoal.
•
Depois a criança entra em contacto com ela própria, num nível intrapessoal.
Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento
Cognitivo
Vygostsky sublinhou as influências socioculturais no desenvolvimento cognitivo
da criança:
- O desenvolvimento não pode ser
separado do contexto social
- A cultura afeta a forma como
pensamos e o que pensamos
- Cada cultura tem o seu
próprio impacto
- O conhecimento depende da
experiência social
·
A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da
linguagem.
·
Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que
dão e por ensinarem
·
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
– intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual.
Vygotsky – Implicações na Educação
Participação ativa do sujeito e aceitação das diferenças individuais
•
Descoberta assistida vs. Descoberta independente (Piaget)
•
Jogo do faz de conta é o contexto ideal para promover o desenvolvimento
cognitivo.
•
Promove aprendizagem cooperativa
•
Atividades entre estudantes de diferentes níveis competências
•
Acompanhamento e utilização da ZDP da criança
•
Utilizar os pares com mais competências como professores
•
Monitorização e encorajamento da linguagem/discurso interior
•
A instrução em contextos significativos
•
Transformação da sala de aula
Desafios
a teoria
•
A comunicação verbal pode não ser a única forma pela qual o pensamento se
desenvolve.
•
Os educadores podem orientar as crianças em diferentes formas,
trans-culturalmente.
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