O que são os Valores Humanos?
"Os Valores Humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto e
nem fornecidos por qualquer companhia, não podem ser presenteados por
amigos e nem comprados no mercado. São uma atitude natural que provém do
coração. Estão presentes naturalmente em nós."
O que quer dizer Educação?
"Educação não é mero conhecimento, é ação. Significa a prática de
valores humanos na vida diária, e não são apenas as palavras: Verdade,
Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. É preciso haver perfeita harmonia
entre pensamento, palavra e ação. Deve haver unidade entre coração,
cabeça e mãos: estes são os verdadeiros Valores Humanos."
Necessidade
Tem sido dito que a educação é para a vida e não se destina somente a
ganhar a vida. A educação é o processo de esculpir a personalidade
humana. Acredita-se que o homem deve tornar-se um mestre de si mesmo, e
um rei do seu meio ambiente. Infelizmente, hoje em dia, isto não está
acontecendo. Vemos o caos completo e a desintegração no mundo. A raiz do
problema é a constante ausência de unidade nos pensamentos, palavras e
ações do homem. Para restaurar a sua grandeza, a educação tem um
importante papel a cumprir. "Educação é o banco onde a nação desconta o
seu cheque cada vez que precisa de cidadãos talentosos e honestos",
porém, desafortunadamente, a educação atual tem feito do homem um
escravo dos seus sentidos, incapaz de dominar a si mesmo. Assim, o homem
de hoje pode desenvolver técnicas que lhe permitam a ilusão de domínio
sobre o seu meio ambiente, mas está longe de tornar-se um mestre de si
mesmo, pois o nosso sistema educacional cuida apenas do desenvolvimento
da mente e do corpo, ignorando totalmente o Espírito.
Necessitamos então, redirecionar as metas da educação para que vejam o homem como um todo integrado.
Equívoco
Considerar o redirecionamento das metas de educação uma tarefa ao
nosso alcance, tendo em vista as circunstâncias tremendamente adversas e
o ambiente acelerado da vida atual, com sua suposta falta de tempo,
pode parecer utópico. Alguns professores manifestaram apreensões. Para
nós, estas apreensões são equivocadas, conseqüência da falta de
informação ou da má informação a respeito do Programa de Valores
Humanos.
Precisamos meramente refocalizar nossa atenção para as metas corretas da
educação. Tudo o de que nós, professores, necessitamos é mudar a nossa
perspectiva e corrigir nossa visão. Abre-se assim uma nova dimensão
diante de nós.
Compreensão
Este programa objetiva a compreensão da personalidade humana como um
todo. Duas máximas são importantes e merecem consideração: "Cada
indivíduo é uma centelha do Divino", e, "Deus existe". Este curso nos
ajudará a alimentar a energia básica do Amor, da qual fluem os valores
da Verdade, Ação Correta, Paz e Não-Violência. Estes valores são
relevantes para o desenvolvimento da personalidade e para o sucesso na
vida diária. São tão importantes hoje em dia como o foram no passado.
É fundamental entender a energia básica do Amor, que é a corrente
subjacente de todos os Valores Humanos. Quando esta energia do Amor é
traduzida em pensamentos, temos a Verdade. O Amor em ação, leva-nos à
Ação Correta. Amor como sentimento dá origem à Paz. Amor como
compreensão é Não-Violência. A Não-Violência é a expressão das
excelências combinadas de todos os valores da Verdade, Ação Correta e da
Paz. De fato, ela determina a unidade de toda a existência. A
personalidade humana é, então, a manifestação desta Unidade em
pensamentos, palavras e ações.
Verdadeira educação
Todo educador, desde tempos imemoriais, tem enfatizado que a verdadeira
educação deve conduzir à construção do caráter do estudante. Em verdade,
declara-se que "o fim da educação é o caráter". A palavra "caráter" tem
sido definida de várias formas, por vários especialistas, filósofos,
educadores, etc.. Entretanto, Sri Sathya Sai Baba define o caráter, em
relação à educação, como sendo "unidade entre pensamento, palavra e
ação". Não pode haver dúvida, então, de que o fim do processo educativo
deve ser a "integração do homem". Este fato, infelizmente, vem sendo
ignorado pelos planejadores educacionais. O resultado é um mundo à beira
da total desintegração.
Educação para excelência
"Educação é para a vida e não para um mero meio de vida". Assim é como
Sri Sathya Sai Baba, chanceler do Instituto Sri Sathya Sai de Educação
Superior (universidade reconhecida), resume a essência da educação.
Certamente, nem só de pão vive o homem. A vida é muito grande e vasta
para ser reduzida a um punhado de migalhas e moedas. O homem busca a
satisfação de algumas aspirações humanas básicas. Ele procura alegria,
paz e felicidade. Ele busca reconhecimento. Ele gosta de realizar e
exceder. Se examinarmos isto mais detidamente, chegaremos à conclusão
primordial: "o homem busca e aspira por excelência". Bem lá no fundo,
cada ser humano tem embutida essa busca pela excelência. Ela pode
assumir diferentes formas e expressões em diversas ocasiões, mas aparece
como o denominador comum em todas as esferas das atividades humanas.
Apesar de todos buscarem esta meta à sua própria maneira, raramente uma
pessoa se detém para pensar e definir o que é excelência.
"Excelência significa fazer bem as pequenas coisas; fazer mil coisas
um por cento melhores em vez de fazer uma coisa só, mil por cento
melhor."
Estrutura da Excelência
Tendo sugerido uma visão geral de excelência, agora passamos à tarefa de
definir a estrutura que permite atingi-la e mantê-la. No contexto da
educação escolar integral, a excelência tem três componentes:
- Excelência Acadêmica
- Excelência Ambiental
- Excelência Humana
Se a escola oferece
insumos sistemáticos e bem definidos para todos estes níveis, poderá ser
atingido o desenvolvimento integral da personalidade dos estudantes. A
personalidade será imbuída de excelência.
Metodologia
Integração de VH no Texto Curricular
Sugere-se que em todas as matérias dadas em aula - Línguas,
Matemática, Ciências, Estudos Sociais e outras, os valores estejam
implícitos nos vários tópicos. O professor é encorajado a tentar extrair
os aspectos de valores destes assuntos, que tenham a ver com a nossa
vida diária . Através disso, cada classe da escola se tornará uma classe
de EVH.
Integração de VH no Trabalho Co-curricular
Abrange todas as atividades externas à sala de aula, tais como jogos,
debates, dramatizações, e muitas outras atividades co-curriculares que
existem em qualquer escola. A idéia básica é que todas estas atividades
sejam orientadas pelos valores, de modo que o ensino de valores possa
ser ministrado em todas estas atividades.
Técnicas Pedagógicas Diretas
A EVH recomenda o uso de cinco técnicas de ensino extremamente simples
mas muito poderosas nas suas aulas. São elas: sentar-se em silêncio,
citações, cantar em grupo, contar histórias e atividades em grupo (jogos
de motivação, jogos de faz-de-conta e testes de desenvolvimento de
atitudes).
Estas cinco técnicas podem ser integradas em uma classe regular e
podem ser utilizadas como lições independentes para classes exclusivas
(uma ou duas vezes por semana) de Educação em Valores Humanos.
A eficácia destas técnicas tem sido avaliada experimentalmente em
milhares de escolas em todo o mundo e tem sido comprovado que elas
produzem uma mudança notável na qualidade da educação e no caráter das
crianças. Mas a condição sine qua non para este êxito é o compromisso e a
dedicação do professor.
O papel do professor
O professor é o farol que deve guiar e liderar. Se falha em sua função
de iluminar, muitos naufragarão nas rochas. Ele deve ser vigilante e
sábio para que os corações tenros e livres das crianças sejam tratados
com grande cuidado e de uma forma reverente. É dito com muita
propriedade: "Assim como o mestre, assim são os pupilos". Quando a
torneira é aberta, a água fluirá somente se o reservatório estiver
cheio. A qualidade da água da torneira é a mesma da água do
reservatório. Quando o coração do mestre está cheio de bondade,
altruísmo e amor, os alunos expressarão essas virtudes em cada um dos
seus atos.
Os professores são as segundas mães. Uma vez um professor disse a seu
aluno: "Enquanto eu viver, você não será órfão de mãe". Os pais confiam
seus amados filhos aos professores nas escolas, acreditando que eles são
capazes e estão interessados em orientá-los e ensinar-lhes habilidades e
costumes que os ajudem mais tarde a resistir aos sofrimentos e
tentações do mundo. O fardo dos professores é, portanto, bem pesado.
Quando uma criança precisa de ajuda, corre para os seus pais; quando os
pais precisam de ajuda, recorrem ao professor. Por isso, este deve ser
mais do que um pai para a criança. Deve se preocupar com a saúde física,
mental e moral da criança, e sua preocupação deve ser mais constante e
consciente que a dos pais.
Um professor era comparado a Deus nos tempos antigos. Os professores
devem ser estudantes vitalícios, engajados não apenas no mero estudo,
mas mergulhados na prática também. Somente a chama de uma lamparina
acesa pode acender outras chamas. Portanto, o mestre dedicado deve levar
a iluminação aos tenros corações dos seus alunos e cuidar da sua luz
interna, para que possa inspirar os que estão sob seus cuidados. Em
verdade, tão grande é o seu status, que se diz que quando Deus criou a
terra, moldando todas as Suas criaturas, Ele separou um molde específico
e cuidadosamente deu-lhe características especiais e únicas. Seu
trabalho mais refinado foi a criação do professor, um professor de amor e
grandiosidade.
O papel dos pais
Os pais detêm a custódia dos filhos. É importante considerar primeiro o
seu papel. Cada criança é uma peça de mármore branco na qual os pais e
professores devem esculpir uma imagem do que ela realmente é, um broto
que deve ser ajudado a florescer em toda a sua glória. Para instilar os
valores da humildade e serviço amoroso ao próximo nas mentes das
crianças, os pais têm de executar um papel importantíssimo. Eles devem
ter fé nas verdades básicas da vida. Devem ser vistos sentados em
silêncio, desculpando os lapsos dos outros, compadecendo-se da dor e da
tristeza. Eles não devem ser vistos pelas crianças como pessoas
ansiosas, desamparadas e descontentes, sofredoras e desprovidas de fé.
Se os pais são inclinados a serem indulgentes em excesso e a darem
liberdade excessiva, devem se considerar os maiores responsáveis por
arruinar o caráter dos seus filhos. Em verdade, os pais devem oferecer
exemplos de honestidade, controle dos sentidos e disciplina.
Freqüentemente, vemos brotos de árvores amarrados a estacas pelos
jardineiros, para que cresçam eretos. Quanto mais comprida a árvore,
maior e mais firme a estaca. Assim também, de acordo com a faixa etária,
a disciplina deve se tornar cada vez mais rígida para que a criança
possa crescer corretamente, firme e forte. O conhecimento pode ser
ministrado pelo professor, mas a disciplina, o rigoroso controle dos
sentidos e o comportamento da criança devem ser administrados pelos
pais. Mesmo enquanto as mentes das crianças são tenras e seus corações
imaculados, elas devem ser treinadas para purificar e suavizar os
pensamentos, palavras e ações. As crianças aprendem muito através do
exemplo. Assim, os lares nos quais crescem, bem como todos os lares,
devem ser puros e com vibrações livres de ódio, inveja, cobiça, despeito
e hipocrisia. Os pais devem promover um comportamento respeitoso no
lar. Eles devem de fato ter cuidado com o seu próprio comportamento em
presença das crianças, pois os jovens aprendem muito por imitação. Os
pais cujo comportamento e conduta são contrários ao que é falado e
ensinado aos seus filhos, criam uma tempestade de dúvidas, uma dicotomia
crescente nas mentes das crianças.
Para saber mais: http://valoreshumanos.org/home/