domingo, 20 de maio de 2012

SUGESTÕES DE SONDAGEM


OBJETOS DE HIGIENE

SABONETE
ESCOVA
TALCO
GEL
MINHA ESCOVA É AZUL.

TEMPEROS

CEBOLINHA
PIMENTA
ALHO
SAL
EU NÃO GOSTO DE PIMENTA

LUGARES

PADARIA
CINEMA
FEIRA
BAR
EU FUI NA FEIRA

FERRAMENTAS

FURADEIRA
MARTELO
CHAVE
O MARTELO QUEBROU.

SENTIMENTOS

FELICIDADE
CARINHO
AMOR
PAZ
A FELICIDADE É O CAMINHO.

BEBIDAS

VITAMINA
REFRESCO
CAFÉ
CHÁ
ADORO CHÁ MATE.
FESTA JUNINA

BANDEIRINHA
PIPOCA
BINGO
SOM

NÃO SOLTE BALÃO.

MATERIAL ESCOLAR:

APONTADOR
CADERNO
COLA
GIZ

A COLA ESTÁ NA MOCHILA.

BRINQUEDOS

ESCORREGADOR
BONECA
BOLA
A BONECA É NOVA.

DOCES

PIRULITO
PIPOCA
PUDIM
BIS
O PUDIM ACABOU.

NA SALA

COMPUTADOR
ESTANTE
SOFÁ
SOM

CAMILA SENTA NO SOFÁ.





ANIMAIS


MARIPOSA
FORMIGA
SAPO
CÃO

UTENSÍLIOS DE LIMPEZA

ASPIRADOR
VASSOURA
BALDE

HOJE MAMÀE USOU O ASPIRADOR.
.

NATAL!

NASCIMENTO
ESTRELA
JESUS, NATAL
PAZ.

O NATAL É O NASCIMENTO DE JESUS.

CHURRASCO

MAIONESE
CHURRASCO
ARROZ
PÃO

O ARROZ ESTÁ QUENTE.

NA MINHA CASA TEVE CHURRASCO. ALIMENTOS

MACARRÃO
CEBOLA
ALHO
SAL
A CEBOLA FAZ CHORAR.

BEBIDAS
LIMONADA
AÇÚCAR
SUCO


EU BEBO SUCO DE LIMÃO.




ROUPAS
CAMISOLA
VESTIDO
BLUSA
O VESTIDO É VERMELHO.

CONSTRUÇÃO

CARRIOLA
CIMENTO
TINTA
CAL
O CIMENTO JÁ SECOU.

LIMPEZA

DESINFETANTE
VASSOURA, RODINHO
BALDE

A VASSOURA QUEBROU.

PARTES DO CORPO

SOBRANCELHA
JOELHO
NARIZ
MEU JOELHO ESTÁ MACHUCADO.

MEIO AMBIENTE

RELÂMPAGO
ÁRVORE
TERRA
AR
A ÁRVORE É BONITA.

MEIOS DE TRANSPORTE

CARRUAGEM
ÔNIBUS
BARCO
TREM
O TREM ATRASOU.



SONDAGEM


REALIZANDO UMA SONDAGEM

AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PERMITEM AO PROFESSOR ATUAR COMO MEDIADOR NO PROCESSOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FORNECER PISTAS PARA O APRENDIZ TORNAR-SE ALFABÉTICO.NESSE PROCESSO, A SONDAGEM DIAGNÓSTICA CAPACITA O EDUCADOR A CONHECER AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS.
PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA,UMA TRISSÍLABA,UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA,NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO.UMA DAS PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.
EXEMPLO": DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.

PEDE-SE ENTÃO,PARA QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM DO JEITO QUE SOUBEREM.É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA,APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA.
A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM,PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA. COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA

* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS,COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
* INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
* CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA,QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
* ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA,QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE,ELA SABE PORQUE ESTÁ ESCREVENDO E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.

OBJETIVOS DA SONDAGEM

*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO,PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.