quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

LEITURA E ESCRITA DE LISTAS

As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da
base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita
convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.
Objetivos
. Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base
ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as). Possibilitar a escrita de textos em forma de
lista e o reconhecimento o seu uso funcional.
Sugestões de atividades
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra;
número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.

. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras,
super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as
da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário