quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prova: um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas

  1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. 3. ed. Rio de Janeiro; DP&A, 2003.
  1. APRESENTAÇÃO DA OBRA
Essa é uma obra voltada ao professor, objetivando, em seu dia-a-dia de trabalho, informá-los sobre o sentido da avaliação escolar tendo em vista a grande importância desse momento para as formações intelectual, pessoal, e crítica do ser humano.
3. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA
O livro está centrado em dois pontos básicos: nos oito primeiros capítulos, é abordado o tema Como operacionalizar uma aula com sucesso, apresentando os pressupostos da perspectiva construtivista sócio-interacionista com relação ao ensinar. Nos dois capítulos finais são apresentados os fundamentos para um processo de avaliação da aprendizagem. O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma transformação do processo de avaliação tornando-o uma oportunidade para o aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Em síntese, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante
  1. RESUMO DA OBRA
O livro tem por objetivo ajudar o professor em sua prática do dia-a-dia, o autor baseia-se no pressuposto: não é acabando com a prova escrita ou oral que se melhora o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica.
De uma maneira geral, o livro aborda dois tema principais: como operacionalizar uma aula com sucesso, apresentando os pressupostos da perspectiva construtivista sociointeracionista com relação ao ensinar e, os fundamentos para um processo de avaliação da aprendizagem. O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma transformação do processo de avaliação tornando-o uma oportunidade para o aluno refletir, relacionar, ler, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. O autor faz uma comparação entre ensino por competências e ensino para competências, procurando versar a necessidade de uma avaliação compatível com as competências e planejamento.
Além disso, o autor deixa bem claro que eixo norteador de suas reflexos é o ensino para competências, dizendo que esta é a capacidade de o sujeito mobilizar recursos visando abordar uma situação complexa. Por fim, completa sua reflexão, especificando as características de um professor competente na avaliação de seus alunos. Portanto, o objetivo do professor é ensinar para que o aluno, e a avaliação nada mais é do que um momento especial desse processo de aprendizagem.
  1. REFLEXÃO CRÍTICA
Nessa atividade, o autor sente a ansiedade dos educadores ao constatar uma verdadeira guerra de alguns acadêmicos contra as provas utilizadas como instrumento de avaliação. A perplexidade dos professores é manifesta, tendo em vista que não lhes é oferecida uma alternativa razoável e culturalmente contextualizada para substituir as tradicionais provas no processo avaliativo. É, sobretudo, para esses professores que este livro foi escrito. Visa ajudar esses docentes dedicados e muitas vezes com poucas oportunidades para uma reflexão simples e direta. É um livro com linguagem muitas vezes coloquial, como em diálogo com o leitor.
  1. INDICAÇÃO DO RESENHISTA
A obra tem por objetivo discutir alternativas e oferecer sugestões para docentes, a fim de informá-los sobre o sentido da avaliação escolar. Portanto, é de grande auxílio para o professor.
  1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Vasco Pedro Moretto – Mestre em didática das ciências pela universidade Laval, Québec, Canadá. Licenciado em física pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Diretor da VASCO MORETTO consultorias educacionais S/C Ltda. Autor da coleção física hoje (3 volumes), Editora Ática, para o ensino médio. Autor de: Construtivismo, a produção do conhecimento em aula, DP&A Editora, 2000; Prova, um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas, DP&A Eitora , 2001.

Um comentário:

  1. Obrigado pela contribuição.
    Preciso desta obra para um concurso e este livro encontra-se esgotado, nem em sebos é achado.
    Se puder disponibilizá-lo, uma gama enorme de pessoas será beneficiada !!!

    ResponderExcluir