- IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MORETTO,
Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo – não um acerto de
contas. 3. ed. Rio de Janeiro; DP&A, 2003.
- APRESENTAÇÃO DA OBRA
Essa é uma obra voltada ao professor, objetivando, em seu dia-a-dia de
trabalho, informá-los sobre o sentido da avaliação escolar tendo em
vista a grande importância desse momento para as formações intelectual,
pessoal, e crítica do ser humano.
3. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA
O livro está centrado em dois pontos básicos: nos oito primeiros
capítulos, é abordado o tema Como operacionalizar uma aula com sucesso,
apresentando os pressupostos da perspectiva construtivista
sócio-interacionista com relação ao ensinar. Nos dois capítulos finais
são apresentados os fundamentos para um processo de avaliação da
aprendizagem. O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma
transformação do processo de avaliação tornando-o uma oportunidade para o
aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que
tem recursos para abordar situações complexas. Em síntese, o aluno
deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante
- RESUMO DA OBRA
O livro tem por objetivo ajudar o professor em sua prática do
dia-a-dia, o autor baseia-se no pressuposto: não é acabando com a prova
escrita ou oral que se melhora o processo de avaliação da aprendizagem,
mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova
perspectiva pedagógica.
De uma maneira geral, o livro aborda
dois tema principais: como operacionalizar uma aula com sucesso,
apresentando os pressupostos da perspectiva construtivista
sociointeracionista com relação ao ensinar e, os fundamentos para um
processo de avaliação da aprendizagem. O livro mostra que o caminho da
mudança passa por uma transformação do processo de avaliação tornando-o
uma oportunidade para o aluno refletir, relacionar, ler, operar
mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações
complexas. O autor faz uma comparação entre ensino por competências e
ensino para competências, procurando versar a necessidade de uma
avaliação compatível com as competências e planejamento.
Além
disso, o autor deixa bem claro que eixo norteador de suas reflexos é o
ensino para competências, dizendo que esta é a capacidade de o sujeito
mobilizar recursos visando abordar uma situação complexa. Por fim,
completa sua reflexão, especificando as características de um professor
competente na avaliação de seus alunos. Portanto, o objetivo do
professor é ensinar para que o aluno, e a avaliação nada mais é do que
um momento especial desse processo de aprendizagem.
- REFLEXÃO CRÍTICA
Nessa atividade, o autor sente a ansiedade dos educadores ao constatar
uma verdadeira guerra de alguns acadêmicos contra as provas utilizadas
como instrumento de avaliação. A perplexidade dos professores é
manifesta, tendo em vista que não lhes é oferecida uma alternativa
razoável e culturalmente contextualizada para substituir as tradicionais
provas no processo avaliativo. É, sobretudo, para esses professores que
este livro foi escrito. Visa ajudar esses docentes dedicados e muitas
vezes com poucas oportunidades para uma reflexão simples e direta. É um
livro com linguagem muitas vezes coloquial, como em diálogo com o
leitor.
- INDICAÇÃO DO RESENHISTA
A obra tem por objetivo discutir alternativas e oferecer sugestões para
docentes, a fim de informá-los sobre o sentido da avaliação escolar.
Portanto, é de grande auxílio para o professor.
- CREDENCIAIS DO AUTOR
Vasco Pedro Moretto – Mestre
em didática das ciências pela universidade Laval, Québec, Canadá.
Licenciado em física pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista
em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília – UCB.
Diretor da VASCO MORETTO consultorias educacionais S/C Ltda. Autor da
coleção física hoje (3 volumes), Editora Ática, para o ensino médio.
Autor de: Construtivismo,
a produção do conhecimento em aula, DP&A Editora, 2000; Prova
, um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas, DP&A Eitora , 2001.
Obrigado pela contribuição.
ResponderExcluirPreciso desta obra para um concurso e este livro encontra-se esgotado, nem em sebos é achado.
Se puder disponibilizá-lo, uma gama enorme de pessoas será beneficiada !!!