segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar. Porto alegre Artmed 2000


Neste livro, o autor aborda o ofício de professor, considerando temas como: prática reflexiva, a profissionalização docente, trabalho em equipe, autonomia e responsabilidade, pedagogias diferenciadas, centralizadas em dispositivos e em situações de aprendizagem, todas direcionadas à sensibilização do saber.
É uma proposta concreta através de um inventário de competencias que possam contribuir como um roteiro da atividade docente. Ele toma como guia um referencial de conpetencia adotado em genebra em 1996, para formação contínua. São 50 enunciados agrupados em 10 familias de competencias para um reflex~]ao das competencias profissionais privilegiando aquelas que emergem atualmente, ou seja propostas para uma futura representação desejável do oficio do professor. 
Competência: é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações,...) para solucionar uma série de situações.
Relaciona o que é preciso saber para ensinar bem numa sociedade que se transforma ,onde as tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e até mesmo o pensamento.O professor precisa de uma postura reflexiva, passando a ser mediador do conhecimento e não o detentor absoluto. Passa a se exigir do professor que domine os saberes a serem ensinados, ser capaz de dar aulas e administrar uma turma avaliando-a da melhor forma possivel.

As competências constroem-se em formação e estão relacionadas ao trabalho. É um convite aos docentes, para uma reflexão do oficio e de suas praticas, orientando-se em sua formação continuada para desenvolver a cidadania e lutar contra o fracasso escolar.

Resumo das Dez novas competências

1) Organizar e dirigir situações de aprendizagem

*Conhecer conteúdos e traduzi-los em objetivos - a partir dos conhecimentos prévios;
* trabalhar com erro e sequencia - pesquisa

2) Administrar aprogressão das aprendizagens

*ter visão de objetivos;
*conhecer teorias;
*avaliação diagnóstica e permanente;
*balanços periódicos.

3) Conhecer e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação

*inclusão;
*lidar com as diversidades;
*cooperação.

4) Envolver o aluno em sua aprendizagem e em seu trabalho

aluno - autoavaliação/domina conceitos/pesquisa

5) Trabalhar em equipe

*gerenciar conflitos;
*discutir com a equipe;
*gestão democrática

6) Participar da administração da escola

*aluno participativo
*engajamento nas tarefas da escola

7) Informar e envolver os pais

* trazê-los para a escola
*reuniões periódicas
* envolvimento nas atividades

8) Utilizar novas tecnologias

*globalização;
*era planetária

9) Enfrentar os dilemas e deveres éticos da profissão

cidadania- regras da vida
violência- saber lidar
desenvolver: responsabilidade/solidariedade/senso de justiça

10) Administrar sua própria formação

*fazer um balanço das competências;
*analisar o fundamento de suas práticas;
*envolver-se em tarefas do sistema educativo;
*respeito e cooperação.

Profissionalização do professor 
"Competência não se transmite, se constrói. Nasce das experiências de reflexão e da reflexão das experiências"

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