segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O DIÁLOGO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM -

WEISZ Telma - O dialógo entre o ensino e a aprendizagem - Atica 2006

A autora faz uma série de reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, discorrendo sobre seu trabalho como alfabetizadora na escola pública para extrair exemplos e apresentar soluções.

Na sua visão é possível criar um novo tipo de educador capaz de mudar o rumo de suas ações, interpretar as respostas dadas pelos alunos e se corrigir.

Um livro destinado aos interessados exatamente nisto: no diálogo entre o ensino e a aprendizagem.

O que sabe uma criança que parece não saber nada? Que conhecimentos sobre a aprendizagem ajudam o professor a planejar o ensino?

É possível que o professor ensine uma coisa e o aluno aprenda outra? Como fazer o conhecimento do aluno avançar? Quando corrigir e quando não corrigir? Como fazer bons usos da avaliação?

Essas são algumas das principais questões a que o livro procura responder. Além disso, o último capítulo é uma defesa do desenvolvimento profissional permanente dos professores como condição para uma educação escolar de qualidade. 
Telma Weisz trata de alguns aspectos essenciais das mudanças ocorridas nas escolas, no que diz respeito a compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, do ponto de vista construtivista.

Propõe um novo olhar sobre a aprendizagem . como as crianças constroem hipótese sobre a escrita e seus usos a partir da participação em situações nas quais os textos têm uma função social de fato.a função do professor é criar as condições para que o aluno possa exercer a sua ação de aprender participando de situações que favoreçam isso, no momento que o professor entender que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição não é mais suficiente para guiar seu trabalho, o professor precisa de um conhecimento que é produzido no território da ciência. Isso porque, na verdade a gente consegue ver apenas o que tem instrumento para compreender.

Conhecimento é produto da ação e reflexão do aprendiz.

Conhecimento novo é resultado de um processo de ampliação, diversificação e aprofundamento do conhecimento anterior.
Professor tem que "aprender" a entender o que o aluno está pensando.Cabe ao professor organizar situações de aprendizagem em que os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.  

Histórico

Anos 20 - ESCOLA NOVA

- Criança não é adulto em miniatura;
- valorizam o individuo como se livre, ativo e social;
- aprendizagem pela descoberta;
- desinteresse pelo conteúdo;
- empirismo


CONSTRUTIVISMO

- aprendizagem pela resolução de problemas;
- aprender a aprender;
- autonomia
- valorização dos conhecimentos prévios;


Conhecimento prévio não é aquele ensinado anteriormente pelo professor, mas aquele que o aluno traz de forma desordenada, não há conhecimento prévio "arrumadinho".

Novo conteúdo - o que já sabem + o que vão produzir com e sobre esses saberes 
Dialogar:
- processo de ensino = professor
- processo de aprendizagem = aluno


Ação do professor: - concepção do conteúdo que ele espera que o aluno aprenda;
- concepção do processo de aprendizagem ( caminhos em que a aprendizagem acontece);
- concepção de como deve se o ensino.

Professor deve oferecer desafios para que ocorra uma boa situação de aprendizagem.

Princípios:

- os alunos põem em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
- os alunos tem problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;
- o professor garante a máxima circulaçao de informações possíveis;
- o conteúdo trabalhado mantem suas caracteristicas de objeto sociocultural, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

Como e quando corrigir?
Vai depender do momento da aprendizagem que o aluno se encontrar;

-Alfabéticos= corrigir ortografia
-Avaliação inicial = mapear os conhecimentos prévios.
-Avaliação de percurso ou formativa = como estão progredindo após as situações planejadas;

Trabalhos diferenciados:
- conjunto com o colega;
- grupo de apoio pedagógico;
- reagrupamento.

Avaliação = replanejar o ensino

Professor: prática reflexiva/atualização constante.

Um comentário:

  1. Obrigada, Van.
    Sempre colho lições para minha vida profissional e pessoal. bjs carinhosos.
    Mary Cristiane/Kika Carvalho

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