terça-feira, 24 de agosto de 2010
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO
FERREIRO,Emilia -Reflexões sobre alfabetização - Editora Cortez
INTRODUÇÃO
O livro aborda o método da alfabetização a partir da psicogênese da língua oral e escrita, apresenta a visão da autora argentina Emilia Ferreiro apresentando suas pesquisas e demonstrando resultados significativos sobre os níveis de padrões evolutivos ( pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético).
Num primeiro momento a autora apresenta a representação da língua no processo de alfabetização deixando uma reflexão sobre os saberes que o aluno traz para escola e como esses devem ser trabalhados pelo professor.
REFLETINDO
. Repensar a prática de alfabetização;
. Deslocar a investigação do "como se ensina" para o "como se aprende".
- Escrita é um sistema de representação e não codificação;
As crianças devem aprender o processo de construção e as regras de produção da escrita;
- Diferenças entre representação e decodificação:
Representação: apropriação de um objeto de conhecimento
Decodificação: aquisição de uma técnica.
- A criança precisa encontrar significado naquilo que aprende. Somente representar letras,não lhe garante aprendizado.
- Escrita é um objeto cultural com funções sociais.
- As escritas espontâneas devem ser interpretadas e avaliadas corretamente, observando:
* aspectos gráficos - qualidade dos traços
*aspectos construtivos - o que quis representar e os meiosutilizados.
- Eixo qualitativo: varia o repertório de letras
Eixo quantitativo: varia a quantidade de letras
HIPÓTESES DE ESCRITA
*Pré-silábico: Não há preocupação com a sonoridade das letras.
* Silábico: Corresponde a quantidade de letras às partes que se reconhece na emissão oral (sílabas).
Primeiro sem atribuir valor sonoro e depois atribui.
Os conflitos vão desestabilizando essa hipótese.
Exemplo: AF- (GATO)
GT - AO (GATO)
* Silábico alfabético: Transição dos esqueletos prévios para os esqueleto futuros. Antigamente dizia-se que as crianças "comiam"letras.
Conflitos: Não basta uma letra por sílaba,também não pode duplicar a quantidade de letras por sílaba.
Exemplo: MRIPSA (MARIPOSA)
*Alfabéticos: Mesmo que apresentem erros ortográficos.
Exemplo: XINELO (CHINELO)
DIFICULDADES
- Visão do adulto alfabetizado;
- Confusão entre desenhar letras e escrever
- Reduzir conhecimentos de leitor ao conhecimento das letras e seu valor sonoro
Para Ferreiro, a função da pré-escola deveria ser de permitir às crianças que não tiveram convivência com a escrita, informações básicas sobre ela, em situações de uso social (não meramente escolar).
Para tanto é necessária imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita:
• Formação psicológica para compreender as respostas e as perguntas das crianças.
• Entender que a aprendizagem da linguagem escrita é muito mais que a aprendizagem de um código de transcrição e sim a construção de sistema de representação.
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