quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Orientações Gerais - MEC/SEB

No dia 06/02/2006 o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.274 que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos. No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.
 

Modelo educacional vigente não provoca mudançaas de comportamento para construir a cidadania solidária, responsável e comrometida com o país e com seu futuro.

*Estrutura espacial: Organização deve favorecer uma ação comunicativa, construtiva, permitir a interação.
*Currículos e programas escolares: Valorizar os conhecimentos prévios e a realidade do aluno.

*Tempo da escola: Não pode ser rígido.
Desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O curriculo não pode fragmentar a realidade.
*Garantir o direito a educação, não somente ter acesso, mas conseguir permanecer na escola e se apropriar do conhecimento. Para isso é necessário a transformação da estrutura da escola, reorganização do tempo/espaço escolares, novas concepções de curriculos,conhecimento aprendizado e desenvolvimento humano, novas metodologias e avaliações.

A LDB considera princípios da escola com qualidade social:
-A escola deve assumir o papel de pólo irradiador de cultura e conhecimento.
Os pais, professores e gestores devem se unir para formar o Processo Educacional;
- Permanência na escola;
- Desenvolvimento do aluno deve ser referência principal na organização do tempo e espaço da escola;
- Ser humano possui multiplas dimensões, ritmos diferentes e conhecimento abordado na totalidade;
- Gestão participativa e compartilhada;
- Aluno deve aprender de fato.



AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS

Inclusão de crianças  de 6 anos de idade (6 aos 14 anos),
Assegurar um maior número de tempo na escola, mas que seja um temo eficaz, que contribua para um melhor aprendizado,
fundamentação legal
*Anos iniciais 1º ao 5º ano
*anos finais 6º ao 9º ano
"Alfabetização não é o único aspecto, nem tampouco isolado desse momento"
reconhecer as crianças como cidadãos,possuidoras de direitos entre eles educação pública de qualidade, proteção, cuidados.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Reorganizar:   forma de gestão
                      ambiente
                      espaço
                      tempo
                      materiais
                      conteúdos
                      metodologias
                      objetivos
                      planejamentos
                      avaliação
Para que as crianças se sintam acolhidas e a transição educação Infantil e Ensino fundamental se dê de forma natural.

PROFESSOR

- Sintonizado com os aspectos relativos ao cuidado e educação;
- Portador ou receptivo dos conhecimentos das dimensões do aspecto sísico /cognitivo/linguistico/emocional/social e afetivo.

- Formação continuada: Continuado processo de formação dos sujeitos sociais historicamente envolvidos com a ação pedagógica, na busca pela qualidade social da educação;
Esse fazer precisa ser objeto de reflexão, de estudos, de planejamentos e de ações coletivas no interior da escola;
São essenciais para a qualidade social da educação:
- Reflexão sobre a sua prática pedagógica,
_ construção de um Projeto Politico Pedagógico autônomo,
_ Permanência;
_ Gestão democrática.

Para saber mais:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859

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