terça-feira, 24 de agosto de 2010

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

FREIRE,Paulo - Pedagogia da autonomia Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 

INTRODUÇÃO
Na introdução do livro ,Freire, esclarece aos professores, insistindo que formar um aluno muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente e, ainda que, para forma o, necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa, pois esta faz parte de nossa responsabilidade como agentes pedagógicos. Ele fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar, pois "somos seres condicionados, mas não determinados". Paulo Freire apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia, que leva formação para vida, são eles: a) não há docência sem discência; b) ensinar não é transferir conhecimento ; c) ensinar uma especificidade humana. O tema central da obra "a formação docente ao lado da reflexão sobre a  prática educativa progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos".

NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA

Paulo Freire nos traz a reflexão crítica sobre nossa prática docente.
É preciso acontecer uma relação dialética entre o ensinar e aprender.
Professor ensina a pensar certo; ensina/aprende o conhecimento já existente, trabalhando a produção do conhecimento ainda não existente.
É preciso que haja respeito aos conhecimentos prévios, não pode haver um abismo entre os conteúdos e a realidade.
Despertar a curiosidade crítica, que nos deixa impacientes diante do mundo.
* Ética e estética:
- Educar pelo exemplo,
- Aceitar o novo/ rejeitar discriminação,
- Reflexão crítica sobre a prática =comunhão do aprendiz como professor formador;
- Reconhecimento da identidade cultural ( na dimensão coletiva e individual),
- Ser social, histórico, pensante, comnicativo, transformador, criador, idealizador de sonhos...

ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTOS

Ensinar não é tranferir conhecimentos,mas criar possibilidade para sua construção.
Consciência do inacabado do ser humano, ele "está sendo",
Como ser inacabado, o homem está numpermanente movimento de busca:
- Respeito a autonomia
- Bom senso
- Humildade, tolerância
- Apreensão da realidade
- Alegria e esperança
- Acreditar na mudança
- Curiosidade.

ENSINAR É ESPECIFICIDADE HUMANA

- Exige segurança, competência, generosidade, comprometimento,
- Compreender que a educação é intervenção no mundo,
- Liberdade e autoridade
Semlimites liberdade vira licença e autoridade vira autoritarismo
- Tomada de decisões
- Saber escutar
- Educação é ideológica
- Exige disponibilidade para o diálogo
- Ensinar exige querer bem os educandos.

Discurso ideológico nega sonhos, utopias, esperanças,nos anestesia a mente, distorce a percepção.

Educação: prática humana, com alma, sentimentos,emoções, desejos, sonhos...

Veja mais em http://www.youtube.com/watch?v=AGq8IADYCeY&feature=related

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